Secretaria de Assistência Social


Secretário:

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS

Endereço de atendimento:

Av. Coronel Heitor, s/n, Centro, Heitoraí/GO CEP:76670000

Telefone de contato:

(62) 99356-4008 (Lúcia)

Email para contato:

socialhti2017@gmail.com

Horario de atendimento:

Segunda a sexta das 7h as 11h e das 13h as 17h

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS



Atribuições da Secretaria de Assistência Social



A Secretaria de Assistência Social desempenha um papel fundamental na promoção do bem-estar social e na garantia dos direitos dos cidadãos, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade e risco social. Suas principais atribuições incluem:

  • Proteção Social Básica: Desenvolvimento de programas, projetos e ações voltados para a prevenção de situações de vulnerabilidade e risco social, visando fortalecer os vínculos familiares e comunitários.
  • Proteção Social Especial: Oferta de serviços especializados para famílias e indivíduos que se encontram em situações de violência, abuso, negligência, exploração ou outras formas de violação de direitos, com o objetivo de promover o acesso à proteção social adequada.
  • Assistência a Grupos Vulneráveis: Atendimento especializado a grupos específicos em situação de vulnerabilidade, como crianças e adolescentes em situação de rua, idosos, pessoas com deficiência, mulheres em situação de violência, população em situação de rua, entre outros.
  • Programas Sociais: Implementação e gestão de programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, e outros programas sociais de apoio às famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
  • Conselhos e Comissões: Articulação e participação em conselhos municipais e outras instâncias de controle social, contribuindo para a formulação de políticas públicas e o acompanhamento das ações na área social.
  • Articulação Intersetorial: Promoção da integração entre as diversas políticas setoriais, como saúde, educação, trabalho, habitação, segurança alimentar, cultura e lazer, para garantir uma abordagem integrada e integral na assistência social.
  • Capacitação e Qualificação: Desenvolvimento de ações de capacitação e qualificação dos profissionais que atuam na rede de assistência social, visando aprimorar os serviços oferecidos e promover o desenvolvimento humano.
  • Inclusão Produtiva: Estímulo à inclusão social e produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade, por meio de programas de qualificação profissional, geração de emprego e renda, economia solidária e apoio ao empreendedorismo.
  • Atendimento e Acompanhamento: Realização de atendimentos sociais e acompanhamento individualizado das famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade, identificando suas necessidades e oferecendo o suporte necessário para sua superação.
  • Monitoramento e Avaliação: Monitoramento constante das ações e programas desenvolvidos pela secretaria, avaliando seus impactos e resultados para promover ajustes e melhorias na oferta dos serviços.