Você esta em: Home / Secretarias / Finaças

 Secretaria de Finanças


Secretário:

Gilvan Pereira Lima

Endereço de atendimento:

Av. Coronel Heitor, s/n, Centro, Heitoraí/GO CEP:76670000

Telefone de contato:

(62) 99228-5322

Email para contato:

gilvan.lima.hti@gmail.com

Horario de atendimento:

Segunda a sexta das 7h as 11h e das 13h as 17h

Gilvan Pereira Lima



Atribuições da Secretaria de Finanças



A Secretaria de Finanças desempenha um papel essencial na gestão financeira e fiscal do município, sendo responsável por diversas atividades relacionadas ao controle e administração dos recursos públicos. Suas principais atribuições incluem:

  • Gestão do Orçamento Municipal: Elaboração, execução e acompanhamento do orçamento municipal, garantindo a correta aplicação dos recursos de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Lei Orçamentária Anual (LOA) e demais legislações vigentes.
  • Arrecadação de Receitas: Administração dos tributos municipais, como IPTU, ISS, ITBI, taxas e contribuições, visando garantir a regularidade e eficiência na arrecadação dos recursos municipais.
  • Gestão da Dívida Pública: Controle e gerenciamento da dívida pública municipal, incluindo contratação de empréstimos, financiamentos e operações de crédito, de acordo com a legislação aplicável e as diretrizes estabelecidas.
  • Execução Orçamentária e Financeira: Realização de despesas públicas de acordo com o planejamento orçamentário, garantindo a legalidade, transparência e eficiência na aplicação dos recursos municipais.
  • Contabilidade Pública: Manutenção dos registros contábeis e elaboração das demonstrações contábeis, como balanço patrimonial, demonstrativo de resultado do exercício (DRE) e demais relatórios financeiros exigidos pela legislação.
  • Controle Interno e Auditoria: Implementação de sistemas de controle interno para garantir a conformidade das operações financeiras e o cumprimento das normas legais e regulamentares.
  • Prestação de Contas: Elaboração e apresentação de relatórios de prestação de contas periódicos, demonstrando a aplicação dos recursos públicos e a situação financeira do município aos órgãos de controle externo e à população.
  • Planejamento Financeiro: Elaboração de planos e programas de aplicação dos recursos municipais, visando o desenvolvimento econômico, social e sustentável do município.
  • Captação de Recursos: Busca por recursos financeiros externos, por meio de convênios, parcerias e programas de financiamento, para investimentos em infraestrutura, serviços públicos e desenvolvimento municipal.
  • Transparência e Acesso à Informação: Promoção da transparência na gestão pública, disponibilizando informações sobre as finanças municipais por meio de portais de transparência, audiências públicas e demais canais de comunicação com a sociedade.