Secretaria Meio Ambiente


Secretário:

Valmir Batista dos Santos

Endereço de atendimento:

Av. Coronel Heitor, s/n, Centro, Heitoraí/GO CEP:76670000

Telefone de contato:

(62) 99450-9888

Email para contato:

valmir.heitor@hotmail.com

Horario de atendimento:

Segunda a sexta das 8h30m as 11h e das 13h as 17h

Valmir Batista dos Santos



Atribuições da Secretaria de Meio Ambiente



A Secretaria de Meio Ambiente tem como objetivo principal promover a preservação e o desenvolvimento sustentável do meio ambiente no município. Suas principais atribuições incluem:

  • Gestão Ambiental: Implementação de políticas e programas de gestão ambiental, visando a proteção e conservação dos recursos naturais, como água, solo, flora e fauna.
  • Fiscalização Ambiental: Realização de atividades de fiscalização e controle ambiental para garantir o cumprimento das leis e normas ambientais, combatendo a poluição e os danos ao meio ambiente.
  • Educação Ambiental: Promoção de programas de educação ambiental junto à comunidade, visando sensibilizar e conscientizar sobre a importância da preservação ambiental e do uso sustentável dos recursos naturais.
  • Conservação de Áreas Verdes: Proteção e conservação de áreas verdes, parques naturais, reservas ecológicas e demais espaços de preservação ambiental, garantindo sua manutenção e acesso público.
  • Recuperação de Áreas Degradadas: Realização de ações de recuperação e revitalização de áreas degradadas, promovendo a restauração de ecossistemas e a recuperação da biodiversidade.
  • Licenciamento Ambiental: Análise e concessão de licenças ambientais para atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras, garantindo o desenvolvimento econômico sustentável e a preservação ambiental.
  • Monitoramento Ambiental: Monitoramento contínuo da qualidade ambiental, realizando análises e estudos ambientais para avaliar o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e adotar medidas preventivas e corretivas.
  • Planejamento Ambiental: Elaboração e implementação de planos e projetos ambientais, incluindo o zoneamento ambiental, o manejo de recursos naturais e a proteção de áreas de interesse ambiental.
  • Cooperação Intersetorial: Integração e cooperação com outras secretarias e órgãos governamentais, bem como com organizações da sociedade civil, para o desenvolvimento de ações e políticas ambientais.
  • Promoção do Desenvolvimento Sustentável: Estímulo ao desenvolvimento sustentável do município, conciliando o crescimento econômico com a preservação ambiental e a melhoria da qualidade de vida da população.